Da Vinci x Michelangelo
- Paulo Jr
- 27 de set. de 2015
- 2 min de leitura

Apesar da substancial diferença de idade, 23 anos, a contemporaneidade dos dois maiores gênios do Renascimento, foi responsável por uma rivalidade pouco conhecida.
Leonardo da Vinci é talvez um dos nomes mais conhecidos e lembrados na história da Arte, porém, o que o tornou um mito não foi apenas a sua incontestável qualidade artística como pintor e escultor, mas também a sua pluralidade, como arquiteto, inventor, matemático, botânico, anatomista, poeta e músico. Uma das mentes mais ativas e brilhantes da história da humanidade. Todas essas atribuições Da Vinci realizava com maestria, sobretudo a pintura, talvez por isso, o incomodasse tanto a sombra de um outro grande gênio, tão qualificado quanto ele na escultura e na pintura.
Michelangelo Buonarroti (ou Miguel Angelo) também era muito ocupado e assim como Leonardo, um brilhante arquiteto. Muitos afirmam que, do ponto de vista artístico, Michelangelo, com sua pintura da Capela Sistina, seu Juízo Final, seu David, La Pietá, superava a Da Vinci, com sua Monalisa e a Santa Ceia mas essa é uma questão subjetiva.
O fato é que ambos rivalizaram pela feitura de mais de uma obra, além dos encontros e comentários desagradáveis desferidos um contra o outro. Exemplos desses encontros fatídicos é descrito como a vez em que em uma praça romana, na qual um grupo de amigos de Leonardo o questionou acerca de sua opinião sobre a obra de Dante Aligheri “Inferno”.Da Vinci, notando a presença de Michelangelo, e a fim de complicar-lhe caso não tivesse visto a obra, disse que não possuía uma posição a respeito, mas gostaria muito de ouvir a opinião do rival. Michelangelo, sagazmente, disse que sua opinião não poderia vir antes da opinião do idealizador do “Cavalo de Bronze”. Isso tocou profundamente em uma ferida de Da Vinci, já que o Cavalo de Bronze nunca chegou a sair do papel e foi uma das maiores frustrações do mestre, que gostaria de construir a maior escultura equestre da história, mas foi impedido, devido à necessidade do bronze para construção de armamentos para a guerra deflagrada contra a França no período. Mas Leonardo não ficou atrás, como era um membro muito importante da sociedade de Florença, foi consultado sobre aonde deveria ficar uma das obras-primas de Michelangelo, a escultura de Davi, e respondeu que o lugar pouco importava, desde que a peça tivesse suas “vergonhas” cobertas. Muitos acusam essa declaração de Da Vinci como puro despeito pela qualidade e precisão da escultura.
Vários foram os momentos em que os dois se provocaram e se confrontaram, mas tinham pontos em comum também, como a acusação de serem homossexuais, pela qual ambos foram investigados, mas não condenados.
Foi um embate artístico, no qual ninguém perdeu e a Arte saiu vencedora.
Comments